Tengoku Daimakyou: Ilusão Celestial é uma animação que, a princípio, não era exatamente uma das promessas da temporada aqui para o pessoal da Cúpula. E eu ao menos não conheço quase ninguém que dizia estar esperando por esse anime.
Contudo o trailer dele entregou tantas perguntas, tanto caos e mistério, que acabou convencendo a gente ao ponto de se tornar uma das nossas Escolhas Trovejantes para a temporada. E sinceramente, a obra é bastante promissora e interessante.
Agora, apesar de que o André já avisou no artigo das escolhas trovejantes quero ressaltar aqui que talvez esse anime não seja para todos. Tengoku Daimakyou é de demografia seinen com classificação para maiores de 17 anos, com bastante violência no meio e caráter meio profano. Estão avisados, kkkk.
- Gêneros: Aventura, Mistério, Sci-Fi
- Estúdio: Production I.G.
- Diretor: Mori Hirotaka (Gekijouban Sword Art Online: Ordinal Scale)
- Material fonte: Mangá
- Onde assistir: Star+
- Novos Episódios: Sábados
Em busca do “Paraíso”
A narrativa de Tengoku Daimakyou foca em dois pontos de vista, nos quais ela vai e volta sem nos dar muitas respostas enquanto cria novas perguntas. Assim, a princípio conhecemos a vida tranquila de Tokio e seus companheiros na escola onde vivem.
Tranquilidade essa que é, de certa forma, estremecida por uma pergunta bastante oportuna que surge durante uma de suas provas: “Você quer ir para o lado de fora do lado de fora?“. O que desperta determinada curiosidade por parte de Tokio.
Enquanto que, do lado de fora dessa estranha escola, conhecemos os jovens Maru, um garoto bastante parecido com Tokio, e sua guarda-costas Kiruko em sua jornada na busca pelo lugar chamado Paraíso.
No entanto, o mundo onde eles vivem foi atingido há quinze anos por uma misteriosa calamidade, que não só destruiu como a sociedade existia, mas também (e essa parte é especulação minha) trouxe para o mundo estranhos monstros que devoram homens.
Assim, acompanhamos os dois em sua luta diária pela sobrevivência, enquanto com seus segredos e traumas tentam entender – e nós tentamos junto – a crueldade que vivenciaram em suas vidas e no mundo, que ainda permanece em frangalhos.
Ao mesmo tempo que a maior parte das informações sobre os jovens na escola, e dos monstros que habitam o mundo, permanece um mistério.
Tengoku Daimakyou é intenso e caótico
Porém não me entenda mal. A direção trabalha muito bem para criar perguntas na sua cabeça ao mesmo tempo que não te entrega as respostas tão diretamente. A narrativa é pouco expositiva e só vai agregando informações o suficiente para que o expectador continue engajado com com os acontecimentos.
Acredito que o que te puxa para a narrativa é exatamente essa sensação de mistério que fica no ar quase que o tempo todo, além dos momentos de suspense que os episódios criam.
A animação é bastante fluída e suave, com enquadramentos criativos de cena. Em particular a forma como eles retrataram os cenários é muito bonita, ao mesmo tempo que dá uma sensação de vazio, de estática. O que retrata muito bem o mundo “pós-calamidade” dele.
Os personagens são também bastante legais, acho que posso dizer que são personagens com várias camadas e que vamos conhecer mais deles conforme a história explorar melhor seus passados e segredos.
Assim também, é interessante como o anime consegue combinar momentos cotidianos dos personagens e alguns breves momentos cômicos com a contrastante realidade bizarra e cruel que eles vivem, cheia de dramas e tristeza.
Um lugar onde decisões precisam ser tomadas mesmo nos momentos mais brutais e inesperados. Aliás, falando nesses momentos: as cenas de violência não são tão frequentes na obra até aqui, mas elas existem e tem seu devido impacto, tanto visual como narrativo.
A narrativa tem um ritmo gostoso de acompanhar e acaba sendo bastante imprevisível, mexendo bastante contigo. O terceiro episódio sozinho, além de sanar algumas dúvidas é surpreendente para caramba.
Temo apenas que, no curto decorrer de 13 episódios eles não consigam entregar de forma concisa tudo mais que há por vir.
Finalizando as primeiras impressões de Tengoku Daimakyou: Ilusão Celestial
Atualmente penso que Tengoku Kaimakyou é uma escolha bastante peculiar para nossas Escolhas Trovejantes, mas confio que acertamos em cheio nela. É uma obra emocionante e surpreendente que me agradou muito, sendo divertida e envolvente de várias formas.
Enfim, é uma obra muito promissora e individual, com qualidades visuais e narrativa incrível. Eles têm entregado uma adaptação linda e torço muito que a equipe da Production I.G. consiga manter assim até o final.
Volto a dizer aqui que é um anime com cenas fortes e provavelmente você vai precisar de um pouco de estomago para assistir elas se não for acostumado com obras mais explicitas. Porém, vale muito a pena dar uma conferida.
Quem estiver acompanhando por aí me conta o que está achando!